EUA: Idade mínima para comprar tabaco pode fixar-se nos 21 anos

EUA: Idade mínima para comprar tabaco pode fixar-se nos 21 anos

EUA: Idade mínima para comprar tabaco pode fixar-se nos 21 anos

26 Outubro 2015 • SÁBADO

A AAP (ou American Academy of Pediatrics) lançou um comunicado hoje, dia 26 de Outubro: vai recomendar que a idade mínima para comprar tabaco aumente para 21 anos. O objectivo é proteger os mais jovens que são mais susceptíveis à publicidade relacionada com o produto e ao consumo do próprio. A regra vale também para os cigarros electrónicos.

É que apesar de o consumo de tabaco ter diminuído significativamente entre as camadas mais jovens, desde os anos 70, continua a ser um problema de saúde pública. E é preciso tomar medidas. \"Isto inclui restrições relativamente à idade, inclusão de taxas e também acabar com a publicidade dirigida aos jovens e de produtos que são particularmente atraente para eles, como o tabaco com aromas\", adianta a Time sobre os detalhes do comunicado publicado na revista Pediatrics. A academia quer acabar com o tabaco em escritórios e centros de saúde, bares e restaurantes e ainda em zonas de lazer e desportivas, parques e escolas. Defende, ainda, que se aumente o preço do tabaco.

A AAP partilhou especial preocupação com o cigarro electrónico. Demonstrou algumas dúvidas relativamente à sua eficácia, enquanto instrumento de transição para quem quer deixar de fumar, e alertou para que os pais não fumassem cigarros electrónicos ao pé dos filhos – é que, apesar de não terem cheiro, o seu fumo contém substâncias tóxicas.

Mais: só em 2014 registaram-se três mil contactos de emergência com crianças expostas à nicotina em líquido – meia colher do produto pode ser fatal para uma criança de tamanho médio. Por isso, recomendam que a U.S. Food and Drug Administration (FDA) – entidade americana responsável pelo controlo de alimentos e outros produtos – regule e controle os cigarros electrónicos como faz com os cigarros convencionais. 

 


NÓS LIGAMOS GRÁTIS
Por favor introduza os seguintes dados que iremos entrar em contacto consigo o mais rapidamente possível