Tabaco de enrolar vai ficar mais caro do que os maços de tabaco

Tabaco de enrolar vai ficar mais caro do que os maços de tabaco

A Associação europeia do setor prevê que o aumento de imposto previsto no Orçamento do Estado para 2015 faça disparar o preço do tabaco de enrolar. Mas em vez de ganhar mais, o Estado pode perder.

No passado aumentos do imposto provocaram queda da receita. O tabaco de enrolar vai ficar mais caro do que os cigarros normais a partir do próximo ano, devido a o novo aumento da carga fiscal sobre este produto. A estimativa da associação europeia do tabaco (ESTA) é a de que o preço de 20 cigarros de enrolar, incluindo custo da mortalha e do filtro, salte para os 4,75 euros. Este valor representará mais 14% do que o preço de um maço de cigarros tendo como referência os 4,10 euros.

O efeito pleno do agravamento fiscal só deverá contudo chegar ao consumidor a meio do ano, porque é necessário um lapso de tempo para escoar no retalho o produto que pagou um imposto mais baixo. Não obstante, os preços vão já começar a subir no início do próximo ano, por via do efeito da subida do imposto introduzida este ano, estima o secretário-geral da ESTA (European Smoking Tobbaco Association), Peter van der Mark.

O tabaco de corte fino representa atualmente cerca de 20% do mercado português e a tendência a nível global é para ganhar quota aos cigarros. No entanto, os recentes aumentos de imposto estão a conduzir a uma queda da procura que em 2015 poderá ser de 30%, segundo números da associação do setor. Já no ano passado, a procura ressentiu-se da subida carga fiscal.

Se o resultado é uma queda de receita, então porquê aumentar os impostos? Esta é a pergunta que a associação vai fazer novamente às autoridades portuguesas.

O recuo da procura implica perda de receita para o Estado que a ESTA estima possa atingir os 34,8 milhões de em 2015. Isto porque os consumidores deste produto procuram o preço mais baixo e não tendem a regressar aos cigarros tradicionais. A previsão da ESTA, com base em experiências de outros países, é que este fenómeno estimule a compra ilegal de tabaco.

Fonte: http://observador.pt/2014/10/28/tabaco-de-enrolar-pode-ficar-mais-caro-que-cigarros-com-aumento-imposto-em-2015/#


NÓS LIGAMOS GRÁTIS
Por favor introduza os seguintes dados que iremos entrar em contacto consigo o mais rapidamente possível